Tecnologia é Vida!!!

SLI Como funciona? E para que serve?

17/01/2011 23:21

Cada vez mais o mercado de games vem crescendo, com este grande e desenfreado crescimento, a tecnologia vem trazendo cada vez mais, novidades, principalmente para aqueles que gostam de jogar no computador.  

SLI não é uma tecnologia tão nova assim, na verdade foi desenvolvida pela 3dfx uma das maiores fabricantes de placas de vídeo da época, e em 1998 introduziu um novo recurso que permitia jogadores usar duas placas de vídeo para executar os games.

Após algum tempo a NVIDIA acabou por comprar a 3dfx e com isso adquiriu os direitos sobre a tecnologia SLI, alguns anos, mas tarde a NVIDIA lança uma versão melhorada do SLI em diversos modelos de placas de vídeo.

 

Mas afinal como funciona?

A tecnologia SLI trata de uma divisão de tarefas entre as placas Interligadas, assim trazendo uma melhor qualidade gráfica, ou potencia, para isso depende do modo de trabalho, que são os seguintes:

SFR

O método comum do SLI é o Split Frame Rendering (abreviado para SFR, que significa Renderização por Divisão de Quadros). Neste modo as placas de vídeo dividem o quadro na metade para que o processo seja agilizado. Cada processador gráfico (GPU) deve renderizar metade da tela, para depois enviar a imagem completa ao monitor.

Este tipo de configuração foi projetado para funcionar com duas placas de vídeo, sendo imprescindível a utilização de modelos idênticos. Segundo informações da NVIDIA, a imagem é renderizada em linhas horizontais, de modo que uma placa realiza o processo de cima para baixo, e a outra de maneira inversa. Após a imagem ser completada, o quadro é exibido e as placas partem para o processamento de um novo “frame”.

 AFR

O segundo modo de funcionamento do SLI é o Alternate Frame Rendering (abreviado para AFR que significa Renderização Alternada de Quadros). Ao contrário do SFR, neste método temos dois quadros em processamento simultâneo. Um chip gráfico (GPU) fica responsável por renderizar um quadro.

Simultaneamente, a outra placa está criando a imagem de um segundo quadro. E assim as duas vão se alternando, de modo que o jogo tende a fluir com mais velocidade e o computador consegue quase o dobro de quadros. Neste modo também é preciso usar placas iguais, e ele é recomendado para configuração de dois chips gráficos.

SFR com AFR

Com dois chips o desempenho já é acelerado, com quatro o computadores ficara mais veloz ainda. Ao menos é o que deveria acontecer quando a NVIDIA SLI trabalha com a junção do SFR e do AFR.

 OBS: neste método a configuração não é realizada com quatro placas de vídeo, pois não há placas-mãe com suporte para tal coisa.

A tecnologia NVIDIA SLI só opera neste modo quando o utilizador instala duas placas de núcleo duplo (como a GeForce 9800 GX2). O funcionamento é simples: dois quadros são processados simultaneamente, sendo que cada placa divide um dos quadros em duas partes, e como temos quatro chips gráficos (dois em cada placa) fica fácil ver que cada GPU processa metade de um “frame”.

SLI AA

O último método não visa aumentar o desempenho do computador, mas proporcionar imagens mais bonitas. O chamado SLI Anti-Aliasing é apenas uma aplicação do filtro de antisserrilhamento com a utilização de duas placas de vídeo.

Quais as vantagens?  Basicamente uma GPU (de alta capacidade) consegue filtrar os quadros de um jogo com uma taxa de até 8x. Ao usar o SLI Anti-Aliasing, a taxa de aplicação pode chegar a até 32x e a resolução a 2560 x 1600 pixels.

Para funcionar essa tecnologia (SLI), será preciso de duas coisas, a primeira, duas placas de vídeo idênticas e uma boa fonte de alimentação (é claro que o sistema todo tem que ser compatível), e a segunda, o chipset da placa Nvidia tem que ter o selo “SLI Certified” (Certificada para SLI).

Bem espero ter esclarecido nesse pequeno artigo o funcionamento desta incrível tecnologia da Nvidia, para vocês caros leitores.

 

 

*Todas as marcas aqui citadas ou ilustradas pertencem aos seus respectivos donos, tudosobrehardware.webnode.com.br, apenas cita-os como uma maneira didática sem em intenção nenhuma violar algum direito autoral.

 

Voltar

Pesquisar no site

Tudo Sobre Hardwares © 2011 Todos os direitos reservados.